domingo, 24 de abril de 2011

CaféMania: o prazer em fazer!


O vício é a raiz de muitas mazelas. Tem gente que é viciado em cigarro, sexo, baralho, conhaque e café. Tratam-se de "costumes" tradicionais, os que citei. Mas, com a evolução dos costumes as possibilidades ampliaram-se.
Minha mãe achava degradante o hábito do carteado. A Igreja o sexo, pois o corpo não nos pertence.   As dívidas da vida são dívidas de vícios!  Nos dias de hoje, alguns de nós possuem uma cozinha no mundo virtual (para não citar outros artefatos como fazendas, cidades, animais de estimação etc.). 
Nos cafés do mundo digital, as atividades começam de modo simples. O espaço é, para iniciantes, pequeno (hoje bem mais organizado do que quando adquiri o meu). Lembro-me que não entendia o porquê da mania das pessoas em relação ao Café. 
Certo dia, uma grande amiga minha, Mônica, me pediu para que eu criasse o meu café, apenas para adicioná-la, como garantia para certas regalias, das quais hoje não me lembro. Automaticamente, e inadvertidamente, topei! Assim deu início a mais uma relação entre estímulo e prazer químico. 
Comecei com um, dois, três fogões... Ampliando progressivamente o leque de cardápios e o tempo dentro daquele ambiente quente e dinâmico. Jogado nessa construção orgânica, passei a contar os minutos de preparo dos pratos, a dormir mais tarde...
O vício diante do computador, clicando em um prato e outro, pode trazer conseqüências negativas. As ressalvas, sobre os excessos jogando, equivale para qualquer outro game. 
Segundo a revista norte-americana Pediatrics, a dedicação demasiada em games pode causar depressão, fobia social e ansiedade; pode destruir a auto-consciência e criar a individualidade. 
Portanto, os excessos chegam a ser considerado doença quando afeta várias áreas da nossa vida, como relacionamento com amigos e familiares, desempenho no trabalho ou na escola.
Em caso de dúvida, cozinhe com moderação!

Nenhum comentário:

Postar um comentário